Williams revela busca por retorno de Newey na F1: “Seria negligente não tentar”

James Vowles, chefe da Williams, afirmou que foi atrás de Adrian Newey e tenta costurar acordo para retorno ao time inglês na Fórmula 1

Qual o próximo destino de Adrian Newey na Fórmula 1? É a pergunta mais importante do cenário do esporte desde que a Red Bull oficializou a saída do projetista após quase 20 anos em Milton Keynes, na última quarta-feira. Há a noção geral de que Newey deseja continuar na F1, mas onde? Se antes a Ferrari aparecia como grande favorita, agora há outra candidata na jogada: a Williams.

E não se trata de boataria, mas de algo oficial. Quem confirmou foi James Vowles, chefe do time de Grove, antes do começo das atividades de pista do fim de semana do GP de Miami.

“Conheço Adrian há bastante tempo e conversei com elena sexta-feira. Tenho certeza de que conversaremos novamente e logo”, comentou à revista inglesa Autosport.

“É um ícone do nosso esporte, não há dúvidas quanto a isso. Todas as equipes nas quais esteve desde a Williams foram capazes de brigar por título, isso não é coincidência. É simplesmente o efeito que ele tem em nosso esporte”, afirmou.

James Vowles confirmou que marcou reunião com Adrian Newey (Foto: Marco Miltenburg)

“Seria negligente da minha parte se não falasse com ele. Simples assim”, finalizou.

Newey conhece bem a Williams. Foi ele o projetista que, ao lado do diretor-técnico Patrick Head, desenvolveu o FW14B, lendário carro da suspensão ativa. Com ele, Nigel Mansell foi o campeão mundial de 1992, enquanto Alain Prost conquistaria o caneco do ano seguinte. Ainda pela Williams, também seria arquiteto das conquistas de Damon Hill, em 1996, e Jacques Villeneuve, em 1997. Logo em seguida, foi para a McLaren, onde foi o responsável pelo conceito dos carros do bicampeonato de Mika Häkkinen, em 1998 e 1999. Depois de rápida passagem pela Jaguar, no começo dos anos 2000, assumiu a ideia da Red Bull — que comprou a própria Jaguar — em 2006.

Newey já recebeu contatos da Ferrari desde o anúncio da saída da Red Bull, mas essa partida ainda não é imediata. Embora o veterano engenheiro já tenha deixado o projeto de F1, continua na fábrica da marca dos energéticos até o primeiro semestre do ano que vem, enquanto finaliza o projeto do hipercarro RB17.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 13h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação sprint acontece a partir das 17h30. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.